Apresentação



A do realização I Colóquio Sociedade, Cultura e Trabalho: diálogos sobre fronteiras no Mundo Rural, é uma iniciativa de pesquisadores e estudantes vinculados ao Núcleo de Estudos e Documentação em História, Sociedade Trabalho – NEHST, de reunir pesquisadores de diferentes IES em um evento de âmbito nacional no sentido de ampliar o debate acadêmico acerca da pesquisa no campo da História Social, com ênfase na problemática da Fronteira. Particularmente, o Piauí integra o mapa da última fronteira agrícola do Brasil reconhecida como região do MATOPIBA (anacrônimo criado a partir das iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), reúne igualmente potencial agrícola para produção de grãos e concentração de pobreza da população rural.

A problemática do Mundo Rural contemporâneo, bastante cara aos pesquisadores e parceiros do NEHST, motivou a organização de um evento científico que trouxesse a questão das Fronteiras para o centro do debate, fazendo valer o compromisso da UESPI com questões que nos avizinham e influenciam os modos de vida e trabalho de uma larga parcela de nossa sociedade. Nesse sentido, a oportunidade de reunir em um evento pesquisadores de diferentes IES é pensada em um campo de possibilidades de avanço das pesquisas em História Social, no sentido de compreender a reprodução da pobreza, desigualdades e as ações de sujeitos comuns em processos históricos particulares.

A partir dos diálogos e debates estabelecidos no Colóquio, pretende-se estabelecer parcerias com estudiosos de diferentes IES, possibilitando ainda a formação de graduandos nestas temáticas e diálogos entre pesquisadores e estudantes vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de História e áreas afins, como meio de divulgar e ampliar o campo de estudo. Além disso, as pesquisas apresentadas nas conferências, mesas-redondas e sessões coordenadas serão publicadas nos anais do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário